O Segredo Deles

O Brasileirinho

quarta-feira, 28 de março de 2007

A importância da pontuação

Hélio Consolaro* ) Recebi de um resenhista um texto bastante conhecido, antigo, como exemplo de como a pontuação faz a diferença. A reprodução abaixo não é falta de assunto, mas uma forma de compartilhar com os leitores mais jovens as coisas antigas e boas que estão na internet. Um homem rico estava muito doente, pediu papel e caneta, e assim escreveu: "Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres". Morreu antes de fazer a pontuação. Para quem ele deixava a fortuna? Eram quatro concorrentes. O sobrinho fez a seguinte pontuação: "Deixo meus bens à minha irmã? Não, a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres" A irmã chegou em seguida e pontuou assim, o escrito: "Deixo meus bens à minha irmã, não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres." O alfaiate pediu cópia do original e puxou a brasa pra sardinha dele: "Deixo meus bens à minha irmã? Não! Ao meu sobrinho jamais! Será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres." Aí, chegaram os descamisados da cidade. Um deles, sabido, fez esta interpretação: "Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho jamais! Será paga a conta do alfaiate? Nada! Aos pobres." MORAL DA HISTÓRIA Pior de tudo é saber que ainda tem gente que acha que uma vírgula não faz a menor diferença! *Hélio Consolaro é professor de Português, cronista diário da Folha da Região, Araçatuba-SP, presidente da Academia Araçatubense de Letras, coordenador do site Por Trás das Letras. *** Jackson Rubem

sábado, 24 de março de 2007

Símbolos e siglas

No dia-a-dia percebe-se muita confusão quanto aos símbolos, siglas e abreviaturas. As dúvidas começam nas formas de representação das unidades de tempo, comprimento e massa:

Como se escreve 4 horas?
É com "h" maiúsculo, minúsculo ou com "s" indicando plural?

Até 1960 o Brasil, aderindo à "Convenção do Metro", adotou o Sistema Métrico Decimal. Nele as unidades básicas de medida eram o metro, o litro e o quilograma. O desenvolvimento científico e tecnológico exigiu medições cada vez mais precisas e diversificadas. Por essa razão, o Sistema Métrico Decimal acabou sendo substituído pelo Sistema Internacional de Unidades - SI, adotado também no Brasil a partir de 1962.

Vejamos algumas convenções reconhecidas internacionalmente por esse acordo.

1 metro
1 m
1 tonelada
1 t

4 metros
4 m
1 hora
1 h

1 quilômetro
1 km
4 horas
4 h

1 litro
1 l
1 minuto
1 min

4 litros
4 l
30 minutos
30 min

1 quilolitro
1 kl
1 segundo
1 s


As unidades SI podem ser escritas por seus nomes ou representadas por meio de SÍMBOLOS, um sinal convencional e invariável utilizado para facilitar e universalizar a escrita e a leitura das unidades SI.

Lembre-se de que os símbolos que representam as unidades SI não são abreviaturas; por isso mesmo não são seguidos de ponto, não têm plural nem podem ser grafados como expoentes.

Exemplo: se um jogo começa às dezenove horas e trinta minutos e se quer anotar isso de acordo com as normas internacionais, deve-se escrever 19h30min, sem ponto depois do min . Essa é a forma oficial.

Na linguagem cotidiana é comum o uso de quilo em lugar de quilograma. Raramente ouvimos a forma correta:

Por favor, quero um quilo de açúcar
Por favor, quero um quilograma de açúcar

Quilo, que é representado pelo símbolo k, indica que determinada unidade de medida (metro, litro, watt) está multiplicada por mil. Sendo assim, "quilo" é um prefixo, razão pela qual o símbolo "k" não pode ser utilizado sozinho:

1000 metros = 1 quilômetro -> km
1000 litros = 1 quilolitro ->kl
1000 watt = 1 quilowatt ->kw

Portanto kg é o símbolo utilizado para representar quilograma. Atenção: use o prefixo quilo da maneira correta, como nos exemplos:

quilômetro
quilograma
quilolitro

Para mais informações sobre o Sistema Internacional de Unidades - SI, consulte o site do INMETRO http://www.inmetro.gov.br/consumidor/unidlegaismed.asp?strBusca=unidades

Quanto às siglas, também ocorre muita confusão. Você saberia dizer, por exemplo, qual seria a forma correta: S.O.S ou SOS?

A forma correta é S.O.S., com pontos, sigla originária do inglês e que internacionalmente significa "save our souls", salve nossas almas.

No Brasil adota-se a diferença entre sigla pura e sigla impura.

Sigla pura é quando todas as letras da sigla correspondem à primeira letra de cada palavra do nome que se quer abreviar. Todas as letras são escritas em maiúsculo. Um exemplo disso é I.N.P.S. Temos "I" de Instituto, "N" de Nacional," P" de Previdência e "S" de Social. Nessa sigla cada elemento formador do nome foi abreviado tomando-se a sua primeira letra.

Uma sigla só é pura quando todas as suas letras constituintes representam a letra que inicia cada uma das palavras da forma extensa da sigla.

Dersa é um exemplo de sigla impura. As duas primeiras letras, "De", são representantes da palavra Desenvolvimento, o "r" representa a palavra rodoviário, o "s" sociedade e o "a" anônima. Dersa não se enquadra no conceito de sigla pura. O "D" é maiúsculo porque inicia a sigla; as demais letras são minúsculas (o "e" também vem de desenvolvimento, junto com o "D" inicial).
Procure escrever as siglas e as abreviaturas segundo as normas vigentes.

Instituto Difusor da Língua Portuguesa, e-mail: resenhas@resenhas.com
=================================================

Proibido para maiores de 120 anos
www.obrasileirinho.com.br

Diferença entre "mal" e "mau"

Recebi do Instituto Difusor da Língua Portuguesa, e publico:

Numa de suas provas, a FUVEST, que faz o vestibular da USP, Universidade de São Paulo, pediu aos alunos que escrevessem três frases com a palavra "mal". Mas era necessário usar os três valores gramaticais da palavra "mal".
Todo mundo se lembra imediatamente de dois desses valores. "Mal" pode ser advérbio, como ocorre na frase:

Aquele jogador joga mal

em que "mal" designa o modo como alguém joga.

"Mal" também pode ser substantivo:

Nunca pratique o mal; pratique sempre o bem.

E o terceiro valor gramatical da palavra "mal"? É o de conjunção indicativa de tempo e equivalendo a "logo que", "assim que", "imediatamente depois que":

Assim que você saiu
Logo que você saiu
Mal você saiu, ela chegou

Esse "mal" se escreve com "l" e é conjunção.
Outra dúvida em relação a essa palavrinha diz respeito a sua grafia. Isso ocorre porque também existe "mau", com "u". Para resolver essa questão, há uma dica muito útil: "mau" com "u" se opõe a "bom"; "mal" com "l" se opõe a "bem".

Fulano joga bem.
Fulano joga mal.

Fulano é bom jogador.
Fulano é mau jogador.

Caso você esqueça quem é o contrário de quem, coloque em ordem alfabética: "mal" vem antes de "mau" e "bem" vem antes de "bom". Pronto: está resolvido o assunto.

Para contatar o sítio RESENHAS, utilize o e-mail: resenhas@resenhas.com

================================================================================

Recomendado para jovens de todas as idades
www.obrasileirinho.com.br

segunda-feira, 12 de março de 2007

Dica importante sobre senhas na
intenet e no banco

A matéria foi reproduzida de O Globo e publicada no site que coloco o link no final deste texto, com o título de Lembre-se: lugar de guardar senha é na cabeça. Eis uma parte do texto que é uma dica de ouro para todo nós que lidamos continuamente com senha:

Usar a mesma senha para vários tipos de atividades? Nem pensar. Deve-se evitar, também, palavras que constam dos dicionários. Inclua-se aí nomes próprios e palavras estrangeiras. É que o uso de programas-dicionário é dos três tipos de ataques mais comuns. Os outros são os ataques de força-bruta — o invasor testa ad eternum todo tipo de combinação, usando o método conhecido como “força-bruta” — e a adivinhação lógica (alguém que conhece você vai tentar quebrar sua senha usando coisas ligadas a você, como nome do cachorro, data de aniversário, de casamento, do aniversário dos filhos, sobrenome, etc). É claro que o invasor conta com a ajuda de softwares e quanto maior a capacidade de processamento do micro dele, mais rápida será a decifração do “código”.

— Usando máquinas mais modernas, a cada dez mil tentativas ele seria capaz de acertar uma vez — diz Francisco Camargo, diretor da empresa de segurança CLM Software.

Francisco dá uma dica para memorizar senhas: escolha um título de filme e troque as letras por caracteres especiais — como um “R” por um “#” (jogo da velha). Para melhorar ainda mais a segurança, use letras maiúsculas combinadas com minúsculas.

Não existem ambientes totalmentes seguros

Para Gerson Rodrigues, diretor comercial da 7COMm, empresa especializada em transferências eletrônicas de dados, a automatização das invasões em sistemas bancários é o maior perigo.

— Para acertar uma senha de banco com seis dígitos, um hacker precisaria de mais de um milhão de diferentes combinações. Mas no internet banking ele só pode tentar uma senha três vezes. Assim, ele prefere tentar uma combinação de seis dígitos em um milhão de contas. Em algum momento ele acerta, já que existem senhas tão simples quanto 000000 — diz Gerson.

Os bancos armam-se para proteger os dados dos clientes. Mas a corrida pode dar em nada. É que especialistas do “outro lado da força” também se reciclam.

— Agora, bancos como Bradesco e Itaú estão combinando números com letras. A questão é que não existem ambientes à prova de invasões ou tecnologias que ofereçam 100% de segurança. O que os bancos fazem é avaliar novas tecnologias que diminuam as invasões. E as pessoas também podem ajudar a diminuir esses riscos, escolhendo melhor as senhas — diz.

Se quiser ver a matéria completa sobre o tema, clique aqui se não quiser, clique aqui para conhecer um pouco mais sobre O Brasileirinho que está esperando você de braços abertos e com um sorriso estampado no rosto.

domingo, 11 de março de 2007

Para escrever bem - parte 1

Nada acaba mais um escritor do que o excesso de repetição de idéias ou palavras em seu texto, uma crônica, um conto, um romance. Dá a impressão de pobreza vocabular, de inexperiência. Mas se você pensa que precisa somente recorrer ao dicionário para evitar a repetição, está enganado. Quem busca sinônimos no dicionário, obriga o leitor a fazer o mesmo.

Existe, no entanto, as repetições legítimas e repetições viciosas. Se você fica repetindo idéias em seu texto, seu estilo ficará fraco. Você só deve repetir idéias se a segunda modificar a primeira, intensificando-a ou corrigindo-a. Um exemplo de repetição de idéias é o pleonasmo. Ex. descer para baixo, subir para cima.

O conselho que os estudiosos do tema dão é que nós escritores, estudantes, jornalistas, devemos evitar a repetição de palavras, principalmente quando próximas umas das outras. Repetição só se for para dar mais força a emoção.
Eis alguns conselhos úteis:

1. Antes de você começar a elaborar seu texto, faça um esqueleto da obra. Assim terá uma visão do todo: começo, meio e fim. Faço isso em todos meus trabalhos, principalmente nos livros.

2. Evite ficar engrandecendo seu texto com coisas que não dizem nada. Se uma palavra ou frase pode ser retirada sem afetar o entendimento do texto, então tire-a.
Se tiver dificuldade de suprimir alguns vocábulos, então substitua a frase. Faça para si mesmo uma pergunta do tipo: qual a melhor forma de escrever isso?

3.E cuidado ao substituir uma palavra por outra, pois por mais perfeito que sejam os dicionários, eles não têm condições de dar o sinônimo exato. Palavras, a depender da frase ou do texto em que estão inseridos, mudam de significado. Pense nisso.
Ah, já ia esquecendo de dizer: uma visita diária a O Brasileirinho , atualizado diariamente e com notícias a todo instante, faz bem para todos nós.

Grande abraço do escritor
Jackson Rubem