O Segredo Deles

O Brasileirinho

domingo, 11 de março de 2007

Para escrever bem - parte 1

Nada acaba mais um escritor do que o excesso de repetição de idéias ou palavras em seu texto, uma crônica, um conto, um romance. Dá a impressão de pobreza vocabular, de inexperiência. Mas se você pensa que precisa somente recorrer ao dicionário para evitar a repetição, está enganado. Quem busca sinônimos no dicionário, obriga o leitor a fazer o mesmo.

Existe, no entanto, as repetições legítimas e repetições viciosas. Se você fica repetindo idéias em seu texto, seu estilo ficará fraco. Você só deve repetir idéias se a segunda modificar a primeira, intensificando-a ou corrigindo-a. Um exemplo de repetição de idéias é o pleonasmo. Ex. descer para baixo, subir para cima.

O conselho que os estudiosos do tema dão é que nós escritores, estudantes, jornalistas, devemos evitar a repetição de palavras, principalmente quando próximas umas das outras. Repetição só se for para dar mais força a emoção.
Eis alguns conselhos úteis:

1. Antes de você começar a elaborar seu texto, faça um esqueleto da obra. Assim terá uma visão do todo: começo, meio e fim. Faço isso em todos meus trabalhos, principalmente nos livros.

2. Evite ficar engrandecendo seu texto com coisas que não dizem nada. Se uma palavra ou frase pode ser retirada sem afetar o entendimento do texto, então tire-a.
Se tiver dificuldade de suprimir alguns vocábulos, então substitua a frase. Faça para si mesmo uma pergunta do tipo: qual a melhor forma de escrever isso?

3.E cuidado ao substituir uma palavra por outra, pois por mais perfeito que sejam os dicionários, eles não têm condições de dar o sinônimo exato. Palavras, a depender da frase ou do texto em que estão inseridos, mudam de significado. Pense nisso.
Ah, já ia esquecendo de dizer: uma visita diária a O Brasileirinho , atualizado diariamente e com notícias a todo instante, faz bem para todos nós.

Grande abraço do escritor
Jackson Rubem

Nenhum comentário: